Endoview

PREPARO PARA O EXAME DE COLONOSCOPIA (com ou sem ENDOSCOPIA concomitante)

Exames realizados nos HOSPITAIS onde a Endoview atua em pacientes com INSUFICIÊNCIA RENAL.

O que é importante você saber ANTES de fazer o exame?

O que eu preciso levar no dia do exame?
  • Apresentar-se no setor de internação do hospital às 07:00 horas com:

    • pedido do exame, fornecido pelo médico assistente: além de ser uma exigência do plano de saúde para autorização, ele contém informações fundamentais que orientam a indicação do exame se há demandas específicas
    • carteira de identidade e CPF
    • carteira do plano de saúde (quando for o caso)
    • exames de endoscopia ou colonoscopia anteriores (se houver)
Posso ir sozinho(a) ou preciso ir acompanhado?
  • Vá acompanhado de um responsável maior que 18 anos. IMPORTANTE: em pacientes com mais de 60 anos os hospitais não permitem que seja feita a internação sem a presença de um acompanhante. Para aqueles com menos de 60 anos, caso não seja possível que o acompanhante permaneça durante o preparo, se certifique que ele poderá estar presente até o momento do exame

  • ATENÇÃO: a lei brasileira não permite que seja feita a sedação sem a presença de um acompanhante para levar o paciente para casa. Caso o paciente não tenha acompanhante o exame precisará ser remarcado.

Como será feito o preparo no Hospital?
  • Após os procedimentos burocráticos da internação (podem durar até uma hora), o paciente é conduzido ao “day clinic” (ou quarto) onde é avaliado pela enfermagem e só então é contatado o médico do hospital, que prescreve o preparo seguindo as informações previamente enviadas pela Endoview, para finalmente ser iniciado o preparo.

  • Embora a orientação do preparo tenha sido enviada, antes de iniciar o preparo reforce com a enfermeira do hospital que você tem insuficiência renal e não vai fazer uso do Picoprep, apenas do Manitol
  • Quando o preparo estiver adequado, será necessário um período de jejum absoluto, inclusive de água, de aproximadamente 3 horas. Este período de jejum é fundamental para evitar que o conteúdo gástrico regurgite durante o exame, levando a sua aspiração para os pulmões (broncoaspiração).

  • O preparo será orientado e acompanhado pela enfermagem do Hospital. Informe a enfermagem qualquer problema que ocorra durante o preparo, pois ela está orientada como resolver eventuais desconfortos.

  • Relate sempre para a enfermeira como está o aspecto das fezes. Idealmente elas devem estar líquidas e com boa transparência, permitindo a visão do fundo do vaso (tonalidade semelhante a da urina). Caso ainda estejam turvas ou espessas, pode ser necessária alguma complementação do preparo. A enfermeira informará o que fazer, seguindo a orientação do médico.

Haverá cobrança da anestesia?

Caso o paciente esteja fazendo seu exame pagando os honorários médicos (exames particulares e planos “livre escolha”) ou seu plano de saúde não tenha acordo para pagamento diretamente ao anestesista, esta cobrança será feita após o exame para posterior reembolso pelo plano ou uso no imposto de renda. Para tal, será fornecido relatório médico com o que foi feito e nota fiscal (ou recibo).

Entretanto, na grande maioria dos casos, não há qualquer custo para o paciente, sendo o pagamento do anestesista feito diretamente pelo plano de saúde através de cooperativas ou empresas especializadas.

Importante ressaltar que planos com coparticipação cobram dos pacientes uma pequena parte do(s) procedimento(s) realizados. Logo, se por exemplo foi realizada ao mesmo tempo uma endoscopia, uma colonoscopia e uma polipectomia de cólon, o paciente será cobrado pelo plano uma fração de cada um dos três procedimentos endoscópicos, como cada uma das anestesias para tal. Esse critério é o mesmo para qualquer empresa de endoscopia e foi definido pela Associação Medica Brasileira (AMB). A Endoview e a equipe de anestesia não têm como saber se o plano é de coparticipação e nem tem acesso aos valores que seriam cobrados, logo não há como informar

Como é feito o preparo do cólon?

É MUITO IMPORTANTE LER AS 3 INFORMAÇÕES ABAIXO!

O que eu tenho que comprar para fazer o preparo?

Não precisa comprar nenhuma medicação, pois todo seu preparo será feito no hospital.

 
Posso continuar a usar os medicamentos que uso normalmente ou tenho que suspender?


Isso é muito importante! Alguns medicamentos podem comprometer a realização de alguns procedimentos durante o exame, como a retirada de pólipos. Desta forma, seria aconselhável sua descontinuação.

MAS ATENÇÃO: NENHUMA MEDICAÇÃO DEVE SER ALTERADA OU SUSPENSA SEM A PERMISSÃO DO SEU MÉDICO. NO CASO DA INS. RENAL, ESSE TEMPO PODE VARIAR DE ACORDO COM A FUNÇÃO RENAL, LOGO CHEQUE COM SEU NEFROLOGISTA A RECOMENDAÇÃO PARA O SEU CASO e se a medicação pode ser suspensa ou trocada temporariamente.

**O retorno da medicação deve seguir a orientação do seu médico e do médico da Endoview que realizará o exame.

1. Medicação para “afinar” o sangue ou anticoagulantes: recomenda-se sua suspensão.

MedicaçãoSuspender medicação*Retornar a medicação**
AAS, AspirinaManter a medicaçãoManter a medicação
Plavix, Clopidogrel7 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame
Brilinta, Marevan, Coumadin, Vasogard, Ginkgo Biloba, Cilostazol5 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame
Rivaroxaban (Xarelto), Apixaban (Eliquis), Edoxaban (Lixiana), Dabigatran (Pradaxa)2 dias antes do exameNo 2º dia após o exame

2. Medicação usada para perda de peso ou diabetes, conhecidas como análogos do glucagon (GLP-1)

MedicaçãoSuspender medicação*Retornar a medicação**
Semaglutida (Ozempic, Wegovy, Rybelsus)21 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame
Liraglutida (Saxenda ou Victosa), Naltrexona + Bupropiona (Contrave), Dapagliflozina (Forxiga), Empagliflozina (Jardiance ou Glyxambi)3 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame
Tirzepatida (Mounjaro)14 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame
Dulaglutida (Trulicity)10 dias antes do exameNo dia seguinte ao exame

3. Outras medicações para diabetes: é aconselhável não utilizar estas medicações apenas no dia do exame. O nível da glicose (glicemia capilar) deve ser verificado neste dia caso o paciente tenha o equipamento. Em caso de uso de insulina, converse com seu médico endocrinologista para manejo adequado.

4. Outras medicações (hipertensão, colesterol, asma ou bronquite, depressão ou ansiedade): devem ser continuadas, mesmo no dia do exame. Na dúvida converse com seu médico.

5. Pacientes constipados, que fazem uso regular de laxantes: devem manter seu uso até a véspera do exame. Parar apenas se a medicação para constipação forem fibras (Fibernorm, Fibermais, Metamucil, linhaça, psilium, etc.).

Como devo fazer o preparo do meu intestino?
  • Um bom preparo do cólon é fundamental para a segurança e qualidade do seu exame.
  • Quando o preparo não está adequado, existe a possibilidade de que lesões de cólon que podem evoluir para doenças mais graves não sejam vistas.
  • Não basta que as evacuações estejam líquidas, é preciso que estejam claras e transparentes.
  • Cada intestino pode reagir de forma diferente às medicações, uns funcionando mais e outros menos do que os demais, por isso uma enfermeira da Endoview entrará em contato na manhã do exame para saber como está o preparo e dar orientações necessárias.
  • Para isso, é fundamental que as orientações a seguir sejam seguidas à risca, de forma a garantir não só que a qualidade e segurança do exame sejam adequadas, mas também o conforto do paciente.
  • ANTEVÉSPERA e VÉSPERA DO EXAME (nos dois dias antes da data do exame)

    Nestes DOIS dias você fará apenas dieta restrita de resíduos. A função desta dieta é facilitar a limpeza do intestino, uma vez que estes alimentos são quase que totalmente absorvidos pelo intestino delgado, não gerando resíduos para o intestino grosso (cólon). Isso aumenta muito a facilidade e conforto durante seu preparo

    Se desejar uma ampla variação de cardápios com várias sugestões de dieta restrira de resíduos, clique no link abaixo

  • DIA DO EXAME: O PREPARO SERÁ TODO FEITO NO HOSPITAL

    No desjejum, faça apenas dieta LIQUIDA, SEM RESÍDUOS: água, café, chás, água de coco, sucos COADOS (exceto aqueles de cor vermelha) e/ou isotônicos (Pedialyte, Gatorade, Powerade, etc.), terminando três horas antes do horário programado para o exame.

    Parar toda a ingesta de líquidos 3 horas do procedimento – é imprescindível o jejum absoluto, inclusive de água.

    • Adornos: venha SEM ADORNOS (aliança, relógios, brincos, “piercings”, joias, etc.), pois todos deverão ser retirados antes do exame, uma vez que podem conduzir energia e provocar queimaduras. Na Endoview não temos cofres para guarda de objetos de valor, sendo esta guarda de responsabilidade do paciente.
    • Implantes e apliques, como megahair e cílios postiços, também devem ser retirados sempre que possível antes do exame. Quando não for possível sua remoção, apenas avise a enfermagem e ao médico que fará o exame.

O que é importante você saber APÓS o fazer o exame?

Como faço para pegar o resultado do meu exame e das biópsias ou pólipos (caso tenham sido retirados)?
  • Após o exame, o paciente é conduzido para o repouso. Lá recebe um lanche leve e deve aguardar a visita do médico para informação sobre os resultados do exame e orientações.
  • O laudo é entregue neste momento ou, dependendo do caso, enviado posteriormente pela Endoview.
  • IMPORTANTE: O resultado do histopatológico (pólipos, biópsias, etc.) deve ser pego pelo paciente no laboratório indicado em 7-15 dias. Para tal, o contato do laboratório estará anexado na contracapa do seu laudo. Este resultado e o laudo do exame deverão ser entregues ao médico que solicitou o exame para orientação e conduta.
O que devo fazer após exame? Terei algum sintoma?
  • Em decorrência da insuflação de ar (ou CO2), utilizado para distender o cólon durante o exame, eventualmente pode ocorrer algum desconforto abdominal (sensação de “gases”) que resolvem em pouco tempo após sua eliminação ou absorção.
  • Ocasionalmente as primeiras evacuações podem revelar raias de sangue residual, caso tenham sido retirados pólipos ou biópsias.
  • Entretanto, se houver dores mais intensas ou sangramento de maior monta, entre em contato com nosso número de emergências: (21) 99681-1525 ou (21) 98463-1000.
  • Em casa, pode se alimentar normalmente, mas com alimentos leves, pois sempre há algum efeito residual da sedação.
  • Procure ingerir bastante líquido para repor o que foi perdido no preparo.
  • O paciente não pode dirigir qualquer veículo e deve evitar bebidas alcoólicas.
  • O tempo para o intestino voltar a funcionar é extremamente variável. Pode persistir alguma diarreia residual ou demorar dias para ocorrer a primeira evacuação. No caso de diarreia, esta é autolimitada e não precisa tratamento. Se o intestino demorar muito a funcionar e esteja incomodando, pode usar algum laxante (pEx: Muvinlax 01 envelope diluído em 01 copo grande de água)

Quer imprimir todas as informações em um único documento?